SANTARÉM
Amazônia - Pará
É uma das mais antigas e culturalmente significativas cidades do Pará, no Brasil. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas, na Mesorregião do Baixo Amazonas, conhecida poeticamente como a "Pérola do Tapajós".
A presença europeia na região da foz do rio Ipixuna, atual Tapajós, tem início em meados de 1542. A região que compreende Santarém e Alter do Chão eram habitadas pelos povos indígenas Tapajó.
Acesso
A modalidade hidroviária é o mais importante meio de locomoção de passageiros e transporte de cargas devido à existência dos vários rios que formam a rede hidrográfica (Amazonas, Tapajós, Arapiuns, Curuá-Una, Moju e Mojuí). Embarcações de médio porte fazem a navegação fluvial entre os municípios. Está a 880 Km de Belém e 756 km de Manaus.
Santarém é servida pelo Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, o quinto mais movimentado aeroporto do Norte do país. Fica a 15 quilômetros do centro da cidade.
Por via terrestre o acesso até Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, é possível através da BR-163.
O nosso propósito é compartilhar roteiros de viagem, que foram elaborados para as minhas viagens em particular, mas que podem ser perfeitamente adaptados de acordo com os seus interesses, sem a pretensão de trazer informações sobre hospedagem, restaurantes, melhor época para viajar etc.
O que fazer em Santarém?
Ver o encontro das águas dos Rios Tapajós e Amazonas é algo imperdível! Pode ser apreciado dos Hotéis que ficam na Orla de Santarém ou em suas proximidades.
Visitar o Centro Cultural João Fona.
Andar pela Orla e apreciar o belíssimo por do sol!