Paracas
Peru
A cultura Paracas (850 a.C. - 200 d.C.) é pré-incaica e habitava uma faixa litorânea entre o vale de Cañete e a bacia do Rio Grande de Nazca, no centro-sul do Peru. É reconhecida pelos tecidos, obra de arte característica desta cultura, e os avanços tecnológicos na irrigação. Algumas das descobertas mais significativas relacionadas à cultura Paracas foram encontradas no Cerro Colorado, próximo à entrada para a Reserva Nacional de Paracas, incluindo a necrópolis de Wari Kayan.
Paracas na língua quíchua significa chuva de areia (para, chuva, aco, areia).
Como chegar
São cerca de 3 horas e meia de viagem a partir de Lima. A forma mais econômica é viajar de ônibus com a empresa Cruz del Sur que faz este trajeto, em vários horários diários.
Contratar os serviços de agência turística para fazer um bate volta, - Lima/Paracas/Lima, mas se o tempo disponível for mais de 1 dia, aconselho incluir no roteiro Huacachina e Nasca, além de Paracas. Recomendo a Peru Hop, que tem pacotes para todos estes lugares, incluindo Arequipa e Cusco, com flexibilidade de poder parar nestes lugares por mais de 1 dia. No pacote já estão incluídos alguns passeios, que são imperdíveis para fazer em Paracas: visitar as Ilas Ballestas e a Reserva Nacional de Paracas.
O nosso propósito é compartilhar roteiros de viagem, que foram elaborados para as minhas viagens em particular, mas que podem ser perfeitamente adaptados de acordo com os seus interesses, sem a pretensão de trazer informações sobre hospedagem, restaurantes, moeda local, melhor época para viajar, documentos necessários etc.
Informação importante! Não deixem para fazer câmbio em Paracas, porque é o lugar com a menor taxa de câmbio. Por ser um local turístico, os restaurantes são caros comparados a outros locais no Peru.
A riqueza dos trabalhos têxteis paracas contrasta com a aridez do deserto onde foram encontrados. Os bordados alcançaram um impressionante nível de detalhe nas pequenas figuras quase tridimensionais.
A maioria da arte têxtil paracas conhecida hoje é proveniente dos fardos funerários, que eram envolvidos pelos mantos paracas, e que continham importante informação religiosa que acompanhava o morto na sua outra vida. O culto aos mortos foi uma prática muito importante no antigo Peru.
Fonte: Museo AMANO, Lima/Peru;
Museo Larco, Lima Peru.
O que fazer em Paracas
Visitar alguns locais na Reserva Nacional de Paracas, que cobre 335.000 hectares, abrangendo ilhas, praias e deserto. É uma das 66 áreas naturais protegidas do Peru, que abriga cerca de 200 tipos de aves, entre outras espécies marinhas. As Ilhas Ballestas fazem parte da Reserva Nacional de Paracas.
É um santuário onde se unem dois marcos do Peru: abriga a única praia vermelha da América do Sul, uma das cinco do mundo (dividida entre Marrocos, Havaí, e duas na Grécia), é também o lugar onde desembarcou pela primeira vez o libertador José de San Martín, herói da independência do país.
Candelabro
Geoglifo de 117m de altura por 67m de largura, se encontra no Cerro Talpo. A origem e finalidade dele é desconhecida.
Reserva Nacional de Paracas, Ica
Clique na imagem para ampliar.
Islas Ballestas
Clique na imagem para ampliar.