Jardim Vitória-Régia
Amazônia - Pará
O Jardim Vitória-Régia, local de moradia da Dona Dulce, muito conhecida na região, fica no Canal do Jari.
Sobre uma mesa de toalha florida, Dna Dulce demonstra a sua rica culinária preparada a base da planta vitória-régia, típica da Amazônia. Seus deliciosos quitutes vão desde tempurá, brownie, pipoca, rabanada, geléia, batata frita, uma diversidade de possibilidades extraídas da planta. Irresistível não experimentar tudo o que está disposto sobre a mesa.
O Canal do Jari fica na confluência dos rios Amazonas, Tapajós e Arapiuns, na região de Santarém.
O Jari é alimentado pelas águas marrons do Amazonas. É moradia para botos, peixes-boi, jacarés, cobras, aves, preguiças, macacos e tartarugas.
Só se chega até as casas de barco, construídas sobre palafitas que podem ser vistas ao percorrer o Canal. Imperdível este passeio, que pode ser feito a partir de Alter do Chão ou de Santarém através dos barqueiros locais ou agências de turismo local.
clique na imagem para ampliar
A Floresta é assim denominada pelos antigos moradores da Cabeceira do Cuicuera, onde o silêncio e a tranqüilidade são marcantes.
A área é chamada de Caranazal devido aos vários coqueiros da região da espécie caraná. É uma área de igapó, bioma típico da região amazônica, onde as árvores passam a maior parte do ano submersas nas águas do Lago Verde.
Só é possível navegar pelo igarapé de barco a remo, na época das águas, quando o rio está cheio durante o inverno amazônico.