Cusco
Peru
Cusco, na língua quíchua, Qosqo, signifiga umbigo do mundo. Está situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes. Foi a capital do Tahuantinsuyu, o Império Inca, que se estendia da costa do Pacífico aos Andes centrais. Está a 3.400 metros acima do nível do mar, e desde 1983, é Patrimônio Cultural da Humanidade.
O mito de origem, de acordo com o cronista inca Garcilaso de la Vega, diz que o Deus Sol - Inti, na língua quichua, fez nascer do Lago Titicaca seus dois primeiros fundadores, Manco Cápac e Mama Ocllo. Ele ordenou que eles fundassem o império para render culto ao Deus Sol. Com um cetro de ouro, dado por ele, viajaram a procura do lugar onde o império seria fundado. Chegando à colina Huanacauri, conseguiram fincar o cedro no solo, então, neste local fundaram o Império, dando origem aos Incas, no século XI ou XII.
Como chegar
Partindo de Nasca para Cusco o trajeto é feito de ônibus pela empresa Cruz del Sur, os horários são noturnos, com cerca de 16 horas de viagem. O ônibus é muito confortável e a estrada cheia de curvas, mas com paisagens lindas, que podem ser apreciadas no período da manhã do dia seguinte.
Outra opção é chegar ou partir de avião do Aeroporto Internacional Alejandro Valasco Astete
O nosso propósito é compartilhar roteiros de viagem, que foram elaborados para as minhas viagens em particular, mas que podem ser perfeitamente adaptados de acordo com os seus interesses, sem a pretensão de trazer informações sobre hospedagem, restaurantes, moeda local, melhor época para viajar, documentos necessários etc.
Histórico
A construção de Cusco e sua expansão como capital do Império, foi feita pelo Inca Pachacutec, considerado por historiadores e antropólogos, o verdadeiro fundador do Império. Junto com o seu filho Tupac Yupanqui.
Da praça central de Cusco se irradiavam os Caminhos Incas, um sistema de estradas com quase 40 mil quilômetros de extensão que se espalhava por todo o império.
Depois do fim do império, em 1532, o espanhol Francisco Pizarro invadiu e saqueou a cidade. A maioria dos edifícios incas foram destruídos a mando do governo espanhol, com apoio de igrejas cristãs. O terremoto de 1950, destruiu uma construção dos padres dominicanos, e expôs que a construção foi erguida sobre o Templo do Sol, o Korikancha, que resistiu ao terremoto.
Catedral na Plaza de Armas
Toda a cidade de Cusco era considerada sagrada e composta de huacas, lugares sagrados na língua quíchua, que definiam e descreviam a vida dos habitantes do império.
Em Cusco e seus arredores, há vários santuários e templos, as huacas. Entre elas estão construções como o observatório astronômico de Q’enko, a fortaleza de Sacsayhuaman e Ollantaytambo.
O Império Inca, conhecido como Tahuantinsuyu, o Império dos 4 suyus ou províncias, se formou no século XV d.C. Incorporou eficientemente os conhecimentos de outros povos pre-incaicos serranos e costeiros, contemporâneos a eles, integrando seus conhecimentos, tais como a ourivesaria do norte, a arquitetura da costa, a pecuária e agricultura altiplânica, e o comércio do sul. Alcançando, assim, um sistema administrativo eficiente.. A extensão do Império chegou ao norte do Equador, ao sul da Colombia, o norte da Argentina e centro do Chile.
Em 1532, a chegada dos espanhóis na costa do continente peruano significou uma mudança radical na evolução destas sociedades originárias. O choque cultural da sociedade Espanhola Católica com as culturas indígenas da América foi dramático. Foi o enfrentamento de maneiras diferentes de entender o mundo, duas visões diferentes sobre como essas sociedades se relacionavam com o universo espiritual.
Uma das principais ações nesta invasão espanhola foi a introdução da religião católica, e com este objetivo, as huacas, lugares ou objetos sagrados, foram destruídos. O mesmo foi feito com os mallquis, corpos dos ancestrais incas, e com os cultos comunitários aos ancestrais. Foi parte de um processo denominado "Extirpação de Idolatrias". Nefasta e aniquiladora.
Apresentação de grupos indígenas de Ollantaytambo
Clique aqui para ter acesso às informações sobre as Huacas ao redor de Cusco.
Clique na imagem para ampliar e ter acesso às informações.