top of page
CHINCHERO-3.jpg

Chinchero
Peru

Chinchero, “onde nasce o arco-íris”, em quichua, é um distrito da região de Cusco, localizado na província de Urubamba e faz parte do Vale Sagrado dos Incas. 

 

Inicialmente, era o povo Ayarmaca quem vivia no local. Segundo fontes históricas, estima-se que a ocupação do local tenha começado há pelo menos dois mil anos, com base em vestígios encontrados na região. O território Ayarmaca ocupava todo o norte e noroeste do Departamento de Cusco, incluindo Chinchero, Ollantaytambo, Calca, Chita e Písac.

 

Chinchero foi incorporada ao Império Inca por volta do século XVI, e foi o local de residência do imperador inca Túpac Inca Yupanqui. Hoje é um sítio arqueológico com ruínas incas, terraços e construções de estilo colonial. A língua predominante é o quichua, embora quase todos os habitantes desta área falam espanhol como segunda língua.

Em Chinchero tem aproximadamente 12 comunidades que mantém o sistema incaico denominado “ayllu”, forma de comunidade onde as famílias com laços de parentesco vivem juntas, trabalham em conjunto, compartilham terras e recursos, e ajudam uns aos outros em diversas atividades, como agricultura, construção de casas e defesa da comunidade.

O negro e o vermelho são as cores que caracterizam a população de Chinchero. Outra característica importante é o penteado das mulheres, que usam múltiplas pequenas tranças adornadas pelo seu belíssimo chapéu.

 

Chinchero é Patrimônio Mundial da Humanidade. 

Clique na imagem para ampliar.

clique na imagem para ampliar

Processo do tingimento natural e tear das artesãs de Chinchero

Clique na imagem para ampliar.

bottom of page