top of page

SALTA
Argentina

As Províncias de Salta e Jujuy, fazem parte do Noroeste Argentino, onde estão concentradas as cidades e povoados que visitei nesta jornada andina, em território argentino.

 

Salta - La Linda, é a porta de entrada para o norte do país onde estão as cidades Humahuaca, Iruya e Purmamarca, que visite e recomendo que façam parte do seu roteiro. Paisagens inesquecíveis e fascinantes!

Do ponto de vista cultural, a presença de povos originários é bem visível e muito presente nesta região, que pode ser percebida nos traços físicos, nos costumes, nas festas cerimonias e na culinária.

Apresenta um relevo repleto de formações rochosas impressionantes, em padrões de pedra multicores, com áreas semidesérticas e de altitude, a Puna, bioma da Cordilheira dos Andes, que se estende ao norte e pela Bolívia, Chile e Altiplano peruano. O termo puna tem origem na língua quíchua, que significa região montanhosa. Muitos lugares e estradas do noroeste argentino foram cenas do filme Diários de motocicleta. Vale conferir!

Rota RN 40

Como chegar?

Aeroporto Internacional Martin Miguel de Güemes. Não tem voo direto do Brasil para Salta, obrigatoriamente a conexão é no aeroporto de Buenos Aires. O Transfer para o hotel pode ser contratado no próprio aeroporto ou pela internet com as agências locais. Contratei o serviço da Civitatis através do site da empresa. Foram pontuais e muito prestativos. 

O nosso propósito é compartilhar roteiros de viagem, que foram elaborados para as minhas viagens em particular, mas que podem ser perfeitamente adaptados de acordo com os seus interesses, sem a pretensão de trazer informações sobre hospedagem, moeda local, melhor época para viajar, documentos necessários etc.

O que fazer em Salta

Não pode estar fora do seu roteiro a visita ao Museu de Arqueologia de Alta Montaña – MAAM, que tem no seu acervo principal o patrimônio arqueológico descoberto em 1999 no vulcão Llullaillaco, que era um local sagrado para os Inkas. Lá foram encontradas três crianças e oferendas em perfeito estado de conservação, que estão no Museu e uma delas pode ser vista durante o percurso da exposição permanente, além de informações muito relevantes sobre o período de domínio Inka na região. 

 

O Museu de Antropologia de Salta - MAS, também é um local importante para conhecer a histórica e arqueologia local, através do seu acervo de peças e artefatos da cultura dos povos originários da região. Clique aqui para acessar imagens e informações do acervo do Museu. 

 

Percorrer as alturas no Tren a las Nubes é um dos passeios obrigatórios, que foi um dos motivos principais que me levou a conhecer o surpreendente noroeste argentino. É o trem mais alto do mundo, fica a 4.220 metros de altura acima do nível do mar. 

​​ no Viaduto La Polvorilla. 

Salta é uma cidade com uma história e cultura riquíssima, com suas ruas empedradas e arquitetura colonial refletindo séculos de herança espanhola e tradições indígenas locais.

NORTARG-53_edited.jpg

Clique na imagem para ampliar e ter acesso às informações sobre locais em Salta e arredores.

Museu MAS

Museu de Antropologia de Salta

bottom of page